COMO ATRAIR CONSUMIDORES DE VOLTA AO PDV
Com a evolução da tecnologia, os consumidores estão deixando de ir às lojas físicas e fazendo mais compras online, o que tem sido um ponto negativo para as marcas. Por isso, a empresa de tecnologia criativa Rehab Studio foi desafiada pela empresa de mídia PSFK a criar um projeto para reverter essa situação nos pontos de venda do mercado americano Whole Foods. O resultado foi a criação de pontos espalhados pela loja que interagem com o smart watch do consumidor. Assim que ele entra no mercado, o aparelho é reconhecido e são enviadas sugestões de compra a ele de acordo com suas preferências pessoais. Também são enviadas informações como onde o produto foi feito, há quantos dias ele foi colocado à venda, etc.
Tudo o que o usuário decidir comprar será colocado na conta virtual imediatamente, sem necessidade de passar item por item no caixa. Na hora de pagar, o sistema faz um balanço de tudo o que você está comprando e indica, por exemplo, um vinho que harmonize com os alimentos do carrinho. Depois, é só selecionar horário e local desejado para entrega da compra.
O projeto cria interatividade com o consumidor, oferece informações adicionais personalizadas, ajuda na hora das compras e não elimina uma das maiores vantagens das compras online, que é não ter que carregar as compras e sim recebê-las no conforto da sua casa em um horário propício, escolhido por você.
Confira:
Insight: Os hábitos de compra do consumidor são constantemente envolvidos de mais e mais pessoas confiando mais em serviços delivery do que visitando lojas físicas.
A idéia: Foi imaginada uma loja em que os clientes não simplesmente compram, mas recebem uma experiência de branding sob medida, onde o espaço de varejo constantemente se adapta a servir tendências culturais, sazonais e locais, e onde a tecnologia antecipa as necessidades dos clientes e enriquece a experiência de compra, desde recomendar receitas até agendamento de delivery.
fonte: rehabstudio.com
Execução: As imagens a seguir demonstram a típica jornada do usuário através da Whole Foods. No exemplo, o comprador é servido de informações úteis e pontuais em seu smartwatch em múltiplos pontos pela loja.
fonte: rehabstudio.com
Veja como funciona:
Resultado: O conceito da Rehab Studio para o futuro do Whole Foods foi incluído no Relatório do Futuro do Varejo da PSFK, o qual você pode ler na íntegra aqui.
Via RehabStudio