AS NOVIDADES DA MOLESKINE PARA A NOVA GERAÇÃO
Se você é estudante, designer, arquiteto ou tem qualquer outra ocupação, provavelmente já usou um Moleskine. É nele que você anota seus aprendizados, suas viagens e seus pensamentos mais íntimos. A marca é tão icônica, que você dificilmente deve ter ouvido alguém se referir aos produtos como "caderneta" ao invés de "Moleskine".
Tudo começou em 1997, quando Maria Sebregondi - co-fundadora e Brand Equity Senior Advisor da marca - notou uma tendência de pessoas que viviam como nômades - tendência essa que é crescente até os dias de hoje. Foi daí que surgiu a ideia de criar o Moleskine, um objeto com design, funcionalidade e significado que dava a sensação de pertencimento e bem-estar. Até hoje, a marca continua a oferecer a " plataforma para criatividade e auto-expressão".
"Os novos nômades não estão mais em seus países de origem. Eles não estão mais cercados por suas famílias. Quando estamos em movimento, o endereço mais forte que nós podemos ter é nossa conta no Twitter e por isso devemos nos reconhecer nos objetos que levamos conosco. A necessidade que esse grupo tem e terá são as simples, leves, essenciais e significativas ferramentas. Essas ferramentas devem surgir como um sólido ponto de referência de identidade", afirmou Maria.
Maria Sebregondi | Fonte: PSFK
Recentemente, a empresa inovou para unir o físico e digital: "Nós chamamos esse novo mundo de 'phygital', e isso é uma ponte entre as duas experiências. Mãos jovens ainda estão interessadas em fazer coisas à mão, mas ao mesmo tempo consideram que a tecnologia é algo que está em suas vidas e estará lá o tempo todo", disse Sebregondi.
O nômade de 2016 requer Wi-fi, conexão digital e gratificação de mídia social tanto quanto gosta de romancear sobre texturas físicas quando se trata de estimular a criatividade. A produtividade portátil não é apenas um luxo, mas uma necessidade quando se está colaborando com uma equipe remota e precisa acessar as idéias em desenvolvimento na nuvem, por exemplo.
"Estamos trabalhando para fazer com que o papel evolua e tome novas dimensões. Nós acreditamos fortemente no papel. Acreditamos na textura física de criar, desenhar, escrever com as mãos onde quer que você esteja. Nós acreditamos que as pessoas devem sempre ter papel ou caneta em suas mochilas e bolsos, mas ao mesmo tempo que isso seja facilmente editável para que você possa curar e compartilhar tudo de forma digital."
Em parceria com a Adobe, a Moleskine criou um caderno eficiente conectado à nuvem para transformar desenhos em arquivos digitais vindos virtualmente de qualquer lugar. A novidade que será lançada em breve tem uma textura fina, quase invisível no papel, que ajuda o aplicativo a reconhecer a imagem e enviá-la ao Adobe Creative Cloud. Outro lançamento é um tablet next-generation em que você escreve normalmente e vê suas notas sendo digitalizadas ao mesmo tempo.
Moleskine Smart Notebook | Fonte: quickonlinetips
A Moleskine também abriu parceria com Evernote, um compromisso de três anos que inclui uma coleção de produtos inteligentes para enviar notas para áreas privadas ou públicas na nuvem Evernote. Esses itens são pensados para equipes locais e independentes, assim elas podem se reunir e compartilhar idéias através da web.
Moleskine + Evernote | Fonte: Moleskine
"Na nossa vida cotidiana, não fazemos distinção do analógico para o digital (...) É por isso que a Moleskine tem experimentado criar um sistema complementar."
E aí, o que achou das novidades Moleskine? Pelo jeito não vamos deixar o papel de lado tão cedo. :)
via PSFK